quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Lenda Hindu


LENDA HINDU
BRAHMA
Brahma é o primeiro deus da Trimurti, a trindade hindu, mas não tem tanta importância como os outros dois: Vishnu e Shiva.Brahma é considerado pelos hindus a representação da força criadora ativa no universo.
Uma velha lenda hindu relata que houve um tempo em que todos os homens eram deuses. Mas eles abusaram tanto da sua divindade que Brahma, o mestre dos deuses, tomou a decisão de lhes retirar o poder divino; resolveu escondê-lo num lugar onde seria absolutamente impossível reencontrá-lo. Mas o grande problema era encontrar um esconderijo.

Brahma convocou então um conselho dos deuses menores para resolver o problema. - Enterremos a divindade do homem na terra, foi a primeira idéia dos deuses.

- Não, isto não basta, pois o homem vai cavar e encontrá-la, respondeu Brahma. Os deuses retrucaram:

- Então, joguemos a divindade no fundo dos oceanos.

Mas Brahma não aceitou a proposta, pois achou que o homem um dia iria explorar as profundezas dos mares e a recuperaria.

Então, os deuses menores concluíram: - Não sabemos onde escondê-la, pois não existe na terra ou no mar lugar que o homem não possa alcançar um dia.

Daí Brahma se pronunciou: - Eis o que vamos fazer com a divindade do homem, vamos escondê-la na maior profundeza dele mesmo, pois é o único lugar onde ele jamais pensará em procurá-la.

Desde esse tempo, conclui a lenda, o homem fez a volta na Terra, explorou, escalou, mergulhou e cavou em busca de algo que só encontra nele mesmo.


Reprodução de texto recebido por e-mail.

Nenhum comentário: