Om é uma palavra muito bonita de uma sílaba. Na Kathopanishad(1) é dito:
sarve veda yatpadamamananti tapamsi sarvani ca yadvadanti yadicchanto brahmacarya caranti tatte padam sagrahena bravimyomityetat
Os Vedas falam sobre aquele objetivo: para conhecê-lo as pessoas entregam-se a uma vida de estudo e disciplina. Aquele, eu lhes direi resumidamente. Aquele é Om." Então, desejando isto, as pessoas entregam-se a uma vida estudiosa, contemplativa e disciplinada, sacrificando muito. E o que é isto? Om. Você não pode ser mais sucinto.
Significado lingüístico Em sânscrito, o significado de Om é avati ou rakshati. Rakshati significa "aquilo que protege, sustenta". Portanto, aquilo que sustenta tudo é Om e o que sustenta tudo é o que nós podemos ver como a ordem. Podemos ir mais adiante; esta ordem é a realidade de tudo. A própria ordem é uma realidade. E então, a essência da própria ordem é Om. Isto significa que Om é o nome do Senhor que permeia o seu ser, que preserva tudo no mundo na forma de niyati, a forma da ordem que sustenta. Vamos ver como.
Quando dizemos que a ordem está por trás de tudo, isto não quer dizer "atrás" de alguma coisa que está aqui. É a própria coisa. Isto é um copo. O que o faz um copo? Qual é o material do copo? Por que ele aparece nessa forma particular? Por que ele não tem outra forma? Por que este material, aço inoxidável não enferruja? Por que outro aço enferruja - aquele que é ferro-gusa? Isto tudo é ordem e esta forma é conservada pela ordem. É a ordem que faz uma coisa como ela é. O fato de cadeira ser cadeira é por causa da ordem. Tudo que está aqui é permeado por esta ordem. Esta ordem é Íshvara.
O que você vê é o objeto e o fato de você poder ver é a ordem. No próprio objeto há ordem, por isso você não está buscando "atrás" do objeto para encontrar a ordem. Hoje isto é copo de aço, amanhã você poderá chamá-lo um copo de aço, portanto isso está em ordem. Se amanhã não for copo de aço, ainda assim estará em ordem. Isto também é visto. Hoje vemos a forma de uma flor, amanhã nós descobriremos que a flor se foi e há um fruto, isto também é ordem. Ordem significa a maneira como as coisas são como são. Tudo o que existe é mantido pela ordem chamada niyati. Este niyati é Ishvara, o Senhor.
sarvam omkarah eva yadbhutam yadbhavishyatam "O que aconteceu antes, o que existe agora e o que existirá mais tarde - tudo isso é Om".
O ensinamento aqui é conectar aquele significado a esta palavra. Se o significado está em minha cabeça, quando levo esta visão para você, há então a transação total ou comunicação. Isto é ensinamento.
Uma palavra ou objeto, abhidhanam e seu significado abhidheyam são uma única e mesma coisa. Quando eu peço a você para trazer um pote, você não escreve "P - O - T - E" e traz para mim. O nome e o objeto são idênticos, no sentido de que você não pode pensar na palavra sem pensar no significado. Se você não conhece o significado, então não é uma palavra - ela torna-se somente um grupo de sons. Um vez que você saiba que para este grupo de sons existe este significado, então, sem pensar no significado, você não consegue pensar na palavra.
Assim, Om é um nome do Senhor e o que Ele significa, a verdade do Senhor. Om não é, como se diz, o som primordial. Isto é uma tolice. Om é o nome do Senhor que é tudo. Quando eu digo a palavra Om, você vê o significado.
Significado vêdico do Om Om é também usado como um símbolo (pratika em sânscrito) para tudo, o universo inteiro, porque Om sustenta tudo. O universo inteiro significa não somente o universo físico, mas também a experiência dele. Este é o significado que os Vedas depositam neste símbolo.
Sendo uma tradição oral, os Vedas explicam Om como feito de três partes. São partes fonéticas deste som Om e cada uma dessas partes carrega um certo significado. Isto é chamado superimposição, adhyasa. Você superimpõe um significado sobre estes sons.
No OM, há "A", há "U", há "M". "A" é uma vogal, "U" é uma vogal, "M" é a consoante. Então este "A" mais "U" mais "M" juntos tornam-se "OM". "A" mais "U" tornam-se "O", um ditongo. Se você percebe como "A" e "U" são pronunciados, como uma combinação no sthana, o local de onde o som vem, então você verá que "A" mais "U" só pode ser "O". E com "M" no final, ele se torna "OM".
O vocábulo "A" representa todo o mundo físico de sua experiência. O experienciador, a experiência e o experienciado, todos três são cobertos pelo som "A". Quando você está acordado você está ciente de seu corpo físico e deste mundo físico - conhecido e desconhecido. Você está também ciente da experiência do mundo físico. Ao mesmo tempo você está ciente do experimentador - que é você. Todos estes três dos quais você está ciente são "A".
O vocábulo "U" é o mundo de pensamento que é distintamente experienciado como diferente do mundo físico. Um mundo de pensamento, que é distintamente experienciado, como seu sonho, como sua imaginação e como abstrato ou sutil, sukshma, é representado por "U". O mundo de pensamento, o objeto do mundo de pensamento e sua experiência são o significado do som "U".
Em seguida há "M". Ele representa a experiência que você tem no sono profundo, a condição não manifesta. O que existiu antes e depois da criação é o significado do som "M".
Então, aquele que dorme e a experiência do sono, o sonhador e a experiência do sonho, o acordado e a experiência do acordado, todos estes três constituem o que nós chamamos como tudo o que existe. Todos estes três juntos representam Om. Om é completo:
vidim aviditam sarvam oàkarah Nós vimos que o que existiu antes, o que existe agora e o que existirá mais tarde, tudo é OM. Igualmente, tudo que é desconhecido, o que é experienciado, a experiência e o experienciador é também OM. Isto é o Senhor, Bhagavan ou Ishvara.
Significado não lingüístico do Om Todo o jagat, o mundo manifestado, é visto como um, mas nós podemos dizer, diversamente, que ele tem muitas formas. Você pode olhar cada uma delas como uma coisa, mas se você olhá-las diferentemente, descobrirá que é uma combinação de outras coisas. Cada uma tem uma forma, para a qual damos um nome. Mesmo este corpo físico é um, mas diversamente, ele tem variadas formas. Nós temos duas mãos, duas pernas e em cada parte há muitas células. As células são diferentes também. Se nós tomamos as células, há muitos tipos delas: células do fígado, células do cérebro, etc. Além disso há componentes da célula, DNA, etc.
Portanto, você descobre que vai continuamente usando novas palavras porque há diferentes formas dentro de cada forma. Todos os nomes e formas não estão separados do Senhor. Mas, eu desejo dar um nome para o Senhor; assim, eu posso relacionar-me com Ele ou ver seu significado e então comunicar-me com Ele.
Então, que nome eu deveria dar - um nome que incluísse todas as formas? Quando eu digo "pote", não é "cadeira", não é "mesa", não é "árvore", nem "tapete"; "pote" é somente pote. Mas o Senhor é pote, cadeira, mesa, tapete .... tudo, Então o que eu devo fazer? Nós temos que recitar o dicionário inteiro!
Mas isto não é suficiente. Você tem que fazê-lo em cada idioma! Cada idioma, cada dialeto, tem seus próprios nomes e formas. Há uma quantidade de objetos no mundo que não são ainda conhecidos e nós continuamos inventando novos fatos para os quais nós descobrimos novos nomes.
Quando você vai ao idioma sânscrito há um outro problema. O dicionário é uma apologia ao idioma sânscrito. Dicionário no idioma sânscrito não é em absoluto um dicionário, porque o idioma sânscrito é cheio de palavras compostas e você pode fazer palavras compostas o tempo todo e quando você faz uma composição, ela é uma palavra que é válida mas não está no dicionário. Então, em sânscrito não pode haver um dicionário completo e abrangente. As possibilidades das palavras são infinitas.
Lingüisticamente, dar um nome ao Senhor - que é todos os nomes e formas - é uma tarefa impossível. Portanto, nós abandonamos os idiomas . Assim, nós temos outra explicação para o OM, que não é lingüística. Não olhe para ele como uma palavra. Olhe para ele como algo que é puramente fonético.
Todos os nomes são somente palavras. Todas as palavras são somente letras e todas as letras são somente sons. Letras e alfabeto também diferem. Em inglês você tem de "A" a "Z"; em latim começa com "Alpha" e termina com "Omega"; em Sânscrito ele vai do "A" ao "H".
Descobrimos que as letras são específicas para cada idioma. Portanto, vamos além das letras onde todas as particularidades dos idiomas são ultrapassadas.
Além das letras, um nome se torna um grupo de sons. O francês, o árabe, o membro de uma tribo africana, um erudito em sânscrito ou um brahmin de Boston, todos emitem alguns sons.
Especificamente, quando não conheço a língua escuto somente sons. Em cada idioma, certos sons se repetem, o que constitui a característica única daquele idioma. Mas, se um francês ou um indiano ou qualquer pessoa abrisse a sua boca para fazer um som, o que seria?
Quando você abre sua boca e faz um som, o som que é produzido é A. Se você fecha sua boca e faz um som, esse som é M. Você não produz nenhum outro som posteriormente. Todos os outros sons estão entre os sons A e M, sejam eles consoantes ou vogais. Entretanto, há um som que pode representar todos os outros sons, no sentido de completar todos os sons, você o faz arredondando seus lábios. Ele é U. Agora posso combinar esses três sons que representam todos os sons: A + U + M e fazer uma única palavra que se tornará Om, o nome do Senhor. Uma vez que você diz Om, você diz tudo.
Quando você conhece o significado, Om torna-se o nome do Senhor para você. Então você pode chamá-lo, invocá-lo e orar para Ele. É por isto que muitas preces, cânticos e mantras começam com Om.
Publicado originalmente na edição de março/abril de 1999 do Informativo Vidya Mandir, do Vidyamandir - Centro de Estudos de Vedanta e Sânscrito, Rio de Janeiro.
Visite o site do Arsha Vidya Gurukulam, o ashram de Swami Dayananda Saraswati na Pensilvânia, EUA, clicando aqui: http://arshavidya.org.
Para conhecer mais a obra de Swami Dayananda, visite o site do Vidyamandir - Centro de Estudos de Vedanta e Sânscrito, da profª Glória Arieira, clicando aqui: www.vidyamandir.org.br
(1) Kathopanished - escritura que revela o mistério da morte e o significado da vida (artigo de Swami Rama)
*Fonte: recebi este artigo de minha grande amiga Carmen Monteiro, a quem agradeço muito por compartilhar! Claudia
A proposta deste blog é compartilhar mensagens de Luz.
Acreditamos ser este um caminho de esclarecimento, de amadurecimento espiritual, razão pela qual transitamos por este planeta, em viagem misteriosa onde cabe a cada um de nós aproveitar ao màximo todas as oportunidades de crescimento e libertação que ela nos oferece.
Acreditando no Poder das palavras, está aberto aqui mais um espaço para as conexões de Luz. Sejam todos bem-vindos!
Há anos fui"surpreendida"pela abertura de canal telepático,quando passei a receber mensagens da Luz.Aos 39 anos vivi um csncer de mama,e senti uma profunda necessidade de dar um sentido maior à minha vida,e pedir a Deus que me mostrasse um caminho para ser um instrumento seu.E este caminho me foi mostrado 2 anos após,quando o canal de conexão começou a se fazer presente em mim.Uma pergunta começou a povoar meu pensamento:"Mas por que eu?"
Certo dia recebi a mensagem:"Deus não escolhe os capacitados,capacita os escolhidos".Pensei ter encontrado a resposta para o que estava acontecendo comigo.
Foi então que mais uma vez recebi uma grande lição,um grande ensinamento dos Seres de Luz.
Rebeca,como se identificava a Consciência Cósmica com a qual eu me encontrava em sintonia,me fez ver o que esta frase "capacita os escolhidos" continha de "ego".Comentou ela que o fato de ser um escolhido,já tornaria este ser diferenciado,o que contrariaria o Princípio Cósmico de Igualdade Incondicional de todos perante a Criação,e estimularia a vaidade humana.
Sua mensagem,mostrou-nos que a Criação não escolhe,apenas reconhece a criatura que se põe a disposiçã da Luz.
NOSSO CANTINHO MUSICAL - Se você preferir ler sem música, é só dar pause
Recebi este selo da amiga Luz Cardoso,do lindo Blog UmToque de Luz, a quem agradeço muito o carinho
Selo "Olha que Blog Maneiro!"
Quero agradecer de todo coração à Tânia Resende, do lindo blog Afirmações de Luz, pelo carinho ao nos presentear com este selo!
Agradeço de todo coração a Soraya, do blog Soraya, Sentimentos,Reflexão e Desabafos, pelo selo!
SEU CONTATO É MUITO IMPORTANTE . AGUARDAMOS POR VOCÊ!
CONEXÕES DE AMOR
Criamos um novo espaço para troca de experiências de vida, e adoraríamos receber a sua visita, para conhecer e acrescentar ao Blog. Este espaço tem como finalidade a troca de vivências uns com os outros, como no meu caso, 10 anos de história de câncer de mama. Como posso ajudar àqueles, que como eu, necessitam todos os dias buscar formas de superar medos, inseguranças, sentimentos naturais que afloram diante de situações as mais diversas na vida ? Como posso ser ajudada pela experiência de cada um? Convido a todos os que desejarem, a juntos buscarmos a forma mais "leve" de fazer de um limão, uma limonada !
Que o caminho venha ao teu encontro. Que o vento sopre sempre às tuas costas, e a chuva caia suave sobre o teu campo. e até que voltemos a nos encontrar, que Deus te sustente suavemente na palma de Sua mão. Que vivas todo o tempo que quiseres, e que sempre vivas plenamente. Lembra sempre de esquecer as coisas que te entristeceram, e não esqueça de se lembrar das coisas que te alegraram. Lembra sempre de esquecer os amigos que se revelaram falsos, mas nunca deixes de lembrar daqueles que permaneceram fiéis. Lembra sempre de esquecer os problemas que já passaram, mas não deixes de lembrar das bençãos de cada dia. Que o dia mais triste do teu futuro, não seja pior que o mais feliz do teu passado. Que o teto nunca caia sobre ti, e que os amigos debaixo dele nunca partam. Que sempre tenhas palavras cálidas em um anoitecer frio, uma lua cheia em uma noite escura, e que um caminho se abra sempre à sua porta. Que vivas cem anos, com um ano extra para arrepender-te. Que o Senhor te guarde em Suas mãos, e não aperte muito Seus dedos. Que teus vizinhos te respeitem, que os problemas te abandonem, os anjos te protejam, e o céu te acolha. E que a sorte das colinas celtas te abrace. Que as bençãos de São Patrício te contemplem. Que teus bolsos estejam pesados, e o teu coração leve. Que a boa sorte te persiga, e a cada dia e cada noite tenhas um muro contra o vento, um teto para a chuva, bebida junto ao fogo, risadas que consolem aqueles a quem amas, e que teu coração se preencha com tudo o que desejas. Que Deus esteja contigo e te abençoe, que vejas os filhos dos teus filhos, que o infortúnio te seja breve e que te deixe cheio de bençãos. Que não conheças nada além da felicidade deste dia em diante. Que Deus te conceda muitos anos de vida. Com certeza Ele sabe que a Terra não tem anjos suficientes. E assim seja a cada ano, para sempre !"
MANDALAS DE CURA
O CÉU NA TERRA
Prece à KUAN-YIN
Se conecte à Kuan Yin, Deusa da Compaixão e Misericória pelo mantra OM MANI PADME HUM e ore.
"Te suplico minha Mãe, tenha compaixão, cure-me de todas as mágoas que me fazem sofrer. Cubra-me com suas vestes brancas, purifique meu coração, para que nele permaneça apenas o verdadeiro Amor".
PRÁTICA DE ORAÇÃO E CONSAGRAÇÃO DA ÁGUA POR KUAN YIN
PRÁTICA DE ORAÇÃO E CONSAGRAÇÃO DA ÁGUA Medita-se nEla por alguns minutos, buscando conexão com nossa querida Deusa. Em seguida é chegada a hora de fazermos uma oração pessoal, que pode ser de agradecimentos, pedidos ou somente uma comunicação silenciosa, e então inicia-se a consagração de nossa água. Pega-se com as duas mãos uma taça contendo água potável, elevando-a e falando:
Amada Kuan Yin Abençoe esta água com todo o seu amor e bondade, Que ela seja útil para levar tua salvação a todos os seres, conforme tua vontade. Que através do teu poder, esta água possa torna-seo Sagrado Elixir Libertador. Salve Kuan Yin P'usa! Que o manto de tua compaixão e misericórdia cubra todos os seres da Terra. Que esta água purificadora limpe corpos e almas. Que tua chama queime as impurezas dos três mundos. Ofereço minhas respeitosas reverências a Kuan Yin P'usa,a quem adoro e a quem servirei eternamente! Imploro que meu coração seja consolado pela Senhora!!!
MESTRES ASCENSOS DOS 7 RAIOS DIVINOS
OS ARCANJOS DOS 7 RAIOS
ORAÇÃO DA ALMA
“ ORAÇÃO DA ALMA ” por Rebeca
Pai, meu Criador, A Ti peço cercar-me de Teus ressonantes acordes de Poder, para que eu caminhe seguro, trabalhando por meu progresso espiritual.
Seja em minha alma, a consciência de sua divina essência, para que eu caminhe recoberto de confiança no sábio poder da vida, no seu amparo, a volver-me de cores milagrosas para que eu cumpra o mais serenamente possível as minhas terrenas missões.
Seja em minha alma o poder da fé, a cedê-la o maior dos votos de sua divina procedência a dizer-lhe: -Confia no teu Criador, no silencioso amor que converge de Sua rica infinita Luz para a tua essência imortal; Crê no todo Poder da Criação, que em tua matriz de Luz reparte a Sua soberania, fazendo de ti o Pai vivo no Filho, aguardando por teu crescimento e amadurecimento para revelar-te a Sua imagem e semelhança, vivas no teu único e indivisível rosto de Luz.
Sê, minha alma, a verdade pura de tua realidade infinita, de tua promessa transcendente, de tua beleza imortal. “
Amém
*Rebeca é Ser de Luz de Antares
OS 7 CHAKRAS PRINCIPAIS
VÍDEOS IMPERDÍVEIS SOBRE CHAKRAS - Parte I
CHAKRAS - PARTE II
CHAKRAS PARTE III
Novo! Mural de Recados! (graças a colaboração da amiga Stela, do blog De coração a coração)
Nenhum comentário:
Postar um comentário