quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Sintonia semanal da Cabaala (de 9 a 15 de novembro) - Gentileza


Se quisermos ter alguma chance de realizar o milagre de tratar a todos com quem lidamos com um mínimo de dignidade humana, precisamos começar tratando a nós mesmos com dignidade humana.

Afinal, a maneira como tratamos a nós mesmos será a maneira com trataremos os outros.

O mês de Escorpião é um momento perfeito para se lembrar disso. Temos uma tendência de ser muito duros com nós mesmos sob a influência dessa energia. Ao mesmo tempo, porém, há sempre um pouco do veneno na vacina. Quer dizer, se conseguirmos aprender a ser gentis conosco, mesmo quando estivermos dominados pela raiva de nós mesmos, podemos nos inocular contra a crítica interna para o resto do ano.

Existe uma história incrível do Baal Shem Tov, o grande kabbalista do século XVIII, que certa vez estava viajando por uma cidade onde foi apresentado a um homem muito rico. O homem convidou o grande sábio a se hospedar em sua casa durante sua visita.

Ao chegar na casa do homem, o Baal Shem Tov ficou muito surpreso ao ver que o homem vivia de forma muito modesta. Em nenhum lugar da casa ficava evidente que ele tinha grande riqueza. Até as refeições que fazia consistiam de pouco mais que pão seco e água.

O Baal Shem Tov ficou com ele por muitos dias, e no terceiro dia de manhã começou a gritar com o homem. “Quem você pensa que é? Onde está toda a sua riqueza? Por que você vive assim? Por que come pedras? Para que você acha que a Luz lhe deu toda essa riqueza?”

Ao que o homem respondeu, confuso: “Bem, tento viver modestamente. Não quero que meu ego…”

“Ego? De que ego você está falando,” interrompeu o grande kabbalista. E o Baal Shem Tov continuou por aí, dando na cabeça do homem por causa da sua modéstia.

Depois que se foram, um dos alunos do kabbalista perguntou: “Por que você fez isto? Ele tentou argumentar que estava se esforçando para diminuir seu ego, que estava se esforçando para se aprimorar.”

“Se ele come pão duro e água, o que você acha que ele dará para os pobres comerem? Dará paus e pedras. Se é assim que ele trata a si mesmo, como tratará os outros! Se tem meios para isto, ele precisa tratar a si mesmo bem. Assim poderá também tratar aos outros de forma generosa.”

Seja gentil consigo mesmo esta semana. Você recebeu tantas dádivas do Criador para poder compartilhar com os outros. Quanto mais você for paciente e tolerante com seus defeitos e falhas, mais suas dádivas aparecerão.

E quanto mais suas dádivas aparecerem, melhor você se sentirá.
Tudo de bom, Yehuda Berg

*Recebido por e-mail do Kabbalah Centre International (USA)



Nenhum comentário: