domingo, 26 de julho de 2009

PROPORÇÃO ÁUREA - GEOMETRIA SAGRADA

Vitreau Catedral Medieval

Geometria Sagrada é um conhecimento que vemos presente nas construções das mais diversas culturas no oriente - na China e Índia antigas - na antiguidade egípcia e grega, na cultura celta, nas catedrais medievais, nos artistas renascentistas, mas na contemporaneidade esse conhecimento foi pouco a pouco sendo esquecido, muitas vezes desprezado e abandonado.


A Proporção Áurea é um dos temas importantes do estudo da Geometria Sagrada – presente até mesmo na modernidade (veremos isso logo a seguir) - pois trata-se de um padrão existente na Natureza e é um dos elos para uma re-conexão com esse conhecimento.
É importante ressaltar que esse conhecimento Tradicional foi sempre estudado dentro de uma perspectiva mais abrangente. Peguemos os gregos como exemplo: A Geometria formava o que se chamava de Quadrivium juntamente com as outras três ciências – a Matemática, a Astrologia e a Harmonia (Música). Na modernidade, a Geometria Euclidiana acabou tomando um caráter autônomo, pragmático e funcional.

A PROPORÇÃO ÁUREA E O NÚMERO PHI
“Phi é igual a uma vírgula seiscentos e dezoito... “
Você alguma vez ouviu isso? Sabe do que se trata? É grego para você?
- Esse não é aquele número que aparece no Código DaVinci?
Pois é, esse número é muito famoso, muitos de vocês já ouviram falar e alguns têm conhecimento. Mas vou partir do início, tentando explicar até mesmo para aqueles que nunca ouviram falar de Phi ou da Proporção Áurea.
Vamos pegar o Corpo Humano. Sim, pode ser o nosso corpo humano mesmo! Se a gente observar bem o nosso umbigo (que foi o nosso ponto de contato, elo de ligação, quando éramos Um com a nossa mãe), vamos notar que ele fica um pouco acima da metade da nossa altura total. E se, pegarmos a nossa altura total e dividirmos pela altura do chão até o umbigo, vamos ver que o número resultante será igual ou muito próximo a 1,618... ou seja, nosso umbigo está na secção áurea do corpo humano!
Se a gente pegar a altura do chão ao umbigo (parte maior) e dividirmos pela distância do umbigo até o topo da cabeça (o restante = parte menor) veremos que novamente vai dar 1,618... ou muito próximo disso!
O que isso significa? Significa que este ponto é um lugar muito especial onde o Todo está proporcional às suas partes. E a isso chamamos de Proporção Áurea, Secção áurea, Regra de Ouro ou até mesmo Divina Proporção como se chamava na época do Leonardo Da Vinci.
E falando nele, é do próprio Da Vinci o famoso “Homem Vitruviano” - o desenho que todos conhecem onde aparece um homem de braços abertos dentro de um círculo e um quadrado. É um cânone, ou seja, um padrão do corpo humano onde também nele a altura do umbigo está exatamente na secção áurea da altura total do corpo.
De certa forma poderíamos falar que temos a Proporção Áurea em nós.



Texto de Edson Tani, extraído do site http://www.guruweb.com.br/

Um comentário:

Jorge Purgly disse...

Interessante este texto.
Aproveito a oportunidade para desejar um Feliz Natal e um excelente 2010.
Veja algumas imagens singelas de Natal em meu blog em
http://purgly.blogspot.com
Veja tambem meus blogs
http://mastersuno.blogspot.com
http://biometrio.blogspot.com
http://drbachflower.blogspot.com
http://konektigi.blogspot.bom
http://xeesm.com/JorgePurgly